Ecografia Obstétrica: Segundo e Terceiro Trimestres

Voltamos à ecografia obstétrica, desta vez no segundo e terceiro trimestres.

A ecografia do 2º trimestre, mais conhecida por ecografia morfológica, deve ser efetuada entre as 20 e as 22 semanas de gestação. O principal objetivo é fazer um estudo de toda a estrutura do feto, para detetar malformações e poder fazer ainda estudos adicionais que forneçam mais informação aos casais. Para além disso, também são habitualmente pesquisados os marcadores de risco para as trissomias, funcionando como um rastreio de 2ª linha relativamente ao do 1ºtrimestre. O estudo das artérias uterinas nesta fase da gestação é importante para identificar as situações de maior risco de crescimento fetal insuficiente no 3ºtrimestre, que justificam seguimento mais apertado.

No terceiro trimestre a ecografia pretende avaliar a posição, crescimento e vitalidade fetal, o líquido amniótico e a posição da placenta. No entanto, nunca deve ser descurada a avaliação da estrutura do bebé, já que existem alterações que só surgem nesta fase e que devem ser transmitidas aos pediatras, de maneira a que o seguimento do bebé após o parto seja adequado à alteração em causa.

Este texto não estaria completo se não se apontassem também as limitações da ecografia obstétrica. Todas as situações que limitam a visualização do feto prejudicam a qualidade do exame: má posição fetal, obesidade materna, útero em retroversão (“virado para trás”), obstipação ou cicatrizes no abdómen da grávida. Habitualmente os médicos ecografistas tentam ultrapassar estas limitações com mudanças de abordagem (utilizando, por exemplo, a sonda vaginal), mudanças de posição da grávida ou fazendo um intervalo, esperando encontrar depois uma posição fetal mais favorável. Por último, é relevante ressalvar ainda que existem (muitas) alterações fetais que não têm diagnóstico antes do nascimento.

Se procura os melhores cuidados para si e para o seu feto, o Centro Médico do Cartaxo é o sítio indicado para vigiar a sua gravidez. A nossa equipa de Obstetrícia está disponível para si, todos os dias, especialmente nos mais difíceis!

Fique a par das nossas novidades, através do nosso blog e das nossas redes sociais – Facebook e Instagram